Berço da Muda Classe A

Caixa Postal 141
Casa Branca, SP 13700-970
Tel. 19-3671.4560 19-3679.9382
 19-9204.7803

Mudas Cítricas Citrolima  "A Qualidade que Você Exige
A Tranquilidade que Você Merece"


Página Inicial
Conheça-nos Melhor
Nossa Muda Cítrica
O que são Mudas Classe A?
Produtos & Serviços
Variedades, Plantio, etc
Preços
Borbulhas - Disponibilidade
Onde Estamos - Mapa
Novidades, Informações
Novas Variedades
Porta-enxertos
Clonagem Online
A Bactéria do Amarelinho
Greening - HLB - Psilídeos
Suporte
Links
Fale Conosco

      COMO FAZER UMA PARREIRA COM PLANTAS CÍTRICAS CIPÓ

          Primeiramente é importante explicar que as plantas cítricas cipó não são realmente cipós ou trepadeiras. Elas têm, na verdade, ramos pendentes, que não se sustentam. Formam assim plantas tipo chorão ou guarda-chuva. Os ramos não trepam como os cipós e nem têm estruturas que se agarram a suportes para crescer. Desta forma, a formação de uma parreira de citros cipó é bem diferente daquela de uma videira, por exemplo.

Deve-se plantar as mudas a 1,5 ou 2 m uma da outra, cerca de 0,5 m para dentro dos postes que formarão a parreira. Estes postes devem ser espaçados a 3 m entre fileiras e 1,5 a 2 m dentro das fileiras, e devem ter entre 2 e 2,5 m de altura.

As mudas devem ser conduzidas com um ou dois ramos até a altura da parreira. Qualquer ramo lateral deve ser removido durante este processo. Nesta altura, os ramos devem ser podados para que brotem acima da parreira lançando seus ramos pendentes em todas as direções. Estes ramos serão suportados pelas travessas colocadas espaçadamente sobre os postes laterais. O conjunto dos guarda-chuvas formados por cada planta formará a parreira. A frutificação se dá ao longo das extremidades dos ramos pendentes e os frutos se desenvolvem abaixo da folhagem com lindo efeito visual.

Hoje já temos disponíveis variedades de tangerinas e limões com ramos pendentes ("cipós"), resultados de cruzamentos genéticos realizados nos viveiros Citrolima.

Voltar ao Índice de Novidades

Pesquisa personalizada em www.citrolima.com.br
 
©2009. Mudas Cítricas Citrolima. Permitida reprodução desde que mencionada a fonte. Contate-nos.