PÁGINA INICIAL  ÍNDICE    CONHEÇA-NOS  NOSSAS MUDAS   PRODUTOS/SERVIÇOS     NOVIDADES   ONDE ESTAMOS  DÚVIDAS LINKS

  HUANG LONG BING (GREENING OU AMARELÃO)
PRINCIPAL

POPULAÇÃO
PSÍLIDEO


LINKS

PALESTRAS

PESQUISA

FORUM

Exemplo de tentativa de controle do Greening através da supressão do psilídeo com pulverizações de dormência: Como resultado de estudos realizados na Flórida, grupo de citricultores planeja controle do psilídeo dos citros através de pulverização sincronizada de grandes áreas durante o período de dormência das plantas.

"Efeito bordadura" do Greening: estudo que mostra a concentração da ocorrência de HLB nas interfaces entre o pomar e espaços vazios como carreadores, lagos, canais, etc., independentemente da ocorrência de pomares vizinhos. O efeito parece estar relacionado com a população de psilídeos. Isto mostra que a severidade da doença depende da população de psilídeos que, sendo maior nas bordaduras (menos predadores??) causa o aparecimento mais rápido e maior de sintomas. Trabalho apresentado no Simpósio Internacional de Greening da Florida, EU, em Dezembro de 2008.

Convivência com o Greening: apresentação de Dr. Fred Gmitter no Simpósio Internacional de Greening da Florida, EU, em Dezembro de 2008, que mostra pomares sadios em áreas altamente afetadas por Greening em várias regiões da China. O segredo parece ser a manutenção de baixas populações de psilídeos.

Risco nulo apresentado por plantas doentes: apresentação de Dr. Tim Gottwald que mostra surpreendentemente que a ameaça de plantas com sintomas às vizinhas sem sintomas é praticamente nula. Quer dizer, nos estudos realizados não houve influência de uma planta com sintoma no aparecimento de sintomas em plantas vizinhas ou em outras plantas do talhão. Conclui que quando se observa sintoma em plantas, a disseminação secundária não é mais relevante (provavelmente já ocorreu) e a o aparecimento de novas plantas com sintoma não mantém relação com as previamente sintomáticas.